Diagnóstica do Prédio
Pesquisa por:
Criança de 9 anos cai de 5 metros do Condomínio
Criança cai do Prédio e Morre

Criança cai de 9 andares

Enquanto Mirtes Renata, que é a doméstica da casa e mãe de Miguel estava cuidando da cachorra dos patrões, seu filho estava aos cuidados de Sari Gaspar Corte Real, que é a primeira-dama da cidade de Tamandaré  (cidade a 104 Km de Recife).

Conta que a patroa estava fazendo as unhas com a manicure em casa, mas se observa claramente nas imagens da câmera do elevador, quando a mulher do prefeito de Tamandaré (PE) Sérgio Hacker (PSB), aperta o botão de andar mais alto do edifício e deixa a criança de 5 anos, sozinha no 5º andar elevador, para subir.

Era 13h13 do dia 2 de junho de 2020, Miguel caiu de uma altura de 35 metros de uma das torres do Condomínio píer Maurício de Nassau. O condomínio é de luxo e no Centro do Recife. O menino foi levado pela a mãe, a ex patroa-dela, o médico, o zelador e o encarregado do prédio para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, onde entrou com vida, segundo a perícia.

Ainda segundo o Dataprev, o auxílio emergencial foi solicitado por Mirtes no dia 14 de maio, porém, ela e a avó do Miguel estão contratadas pela Prefeitura de Tamandaré, mas não trabalham na prefeitura.

O gerente de operações do edifício Pier Maurício de Nassau, Tomaz Silva, “Foi uma cena muito triste, muito chocante”

Por que a criança caiu?

Analisando as imagens é possível chegar a uma conclusão, o tipo de guarda corpo está com formato irregular, pelas normas do corpo de Bombeiros. O local, embora operacional, não deveria estar aberto, nem com acesso a pessoas não autorizadas. O guarda corpo não demonstrou resistência ao esforço que deveria resistir.

Mas, de tudo, comprova-se mais uma vez que nunca se deve deixar uma criança sozinha.

Cai criança de Prédio - Diagnóstica do Prédio

Pense em fazer uma avaliação no local em que você mora, para evitar este tipo de problema.

diagnóstica do prédio
Piscina Perde o Fundo e Cai

Uma situação muito insólita e improvável, mas real, a piscina desceu ao estacionamento do prédio. Quebrou o fundo e caiu.

Temos que eram quase 22 horas de 22 de abril em um condomínio de luxo em Vila Velha, na Praia de Itaparica, quando a piscina construída sobre a garagem desabou. Não há feridos, porém temos grande perdas imediatas e ainda existe a situação em que o prédio teve a recomendação em ser interditado pelo CREA e pela Defesa Civil.

Edifício Parador em Vila Velha, Praia de Itaparica
Edifício Parador em Vila Velha, Praia de Itaparica

Em avaliações das imagens se observa que a ferragem deveria estar na estrutura. Declara Leonardo Leal, fiscal do CREA-ES que “A princípio, foi uma falta de engastamento entre o fundo da piscina com a viga. Não atingiu nenhum veículo, mas danificou bastante os pilares. Corre o risco de ceder, pois a área está escorada, mas é paleativo. Será feito um escoramento aprimorado hoje (sexta)”.

Ocorreu um forte estrondo, talvez uma explosão, contaram alguns moradores do prédio, mas a verdade é que o fundo da piscina desabou.

” Estamos fazendo uma verificação do que aconteceu. Não observamos nada além da laje da piscina que cedeu. Ela fica no 1º andar, e existem outros pavimentos com garagem. Não teve nenhum carro esmagado. A primeira avaliação agora é a evacuação do prédio por questão de segurança. Os moradores pegaram seus pertences e foram levados para um hotel disponibilizado pela construtora”, declara Afonso Belenda, coordenador adjunto da Defesa Civil de Vila Velha.

Relatos dos moradores dão conta de que a piscina havia ficado hã cerca de 3 meses em manutenção.

Espaço abaixo da piscina, na garagem do prédio
Espaço abaixo da piscina, na garagem do prédio de luxo

Por nota, a Defesa Civil Municipal de Vila Velha informou que, com auxílio da Guarda Municipal, isolou o edifício e um trecho da rua Itapemirim, próximo ao prédio. Segundo o órgão, inicialmente não há risco estrutural iminente. A orientação aos moradores é de que deixem o local, que já está recebendo escoramento realizado pela construtora responsável.

Fundo da piscina do Edifício Parador que desabou na garagem do prédio
Imagem do fundo da piscina sobre o piso da garagem

Sempre há muitas conjecturas sobre as razões que levaram ao sinistro, e é preciso estudar todos os aspectos para poder determinar com clareza, porém, o que chama a atenção é a ausência de barras de aço na imagem da desabamento, junto das vigas laterais.

Em imagens mais recentes é possível ver que a ferragem está corroída e que quebrou o fundo cortando a ferragem nas laterais com as vigas de contorno.

Em última informação, o condomínio obteve orçamento de que a reforma desta piscina irá custar algo como um milhão de reais, e vai demorar uns 3 meses para regularização.

diagnostica do predio
Lei de Inspeção Predial
Avaliação na Diagnóstica do Prédio
Incêndio do Joelma

Existem várias cidades que, em razão da experiência pela qual passaram, chegaram ao entendimento da necessidade em cuidar das pessoas que transitam pelas vias e que vivem ou trabalham nos imóveis, quer seja pelo risco de incêndio ou por desastres como queda de marquises.

Balneário Camboriú, Santa Catarina, desde 2008 existe a Lei 2805

Bauru: conta com a Lei 4444

Belém do Pará, lei municipal nº 7737, regulamentada em 1994

Cuiabá, no Mato Grosso, a Lei 5.587

Jundiaí: Lei Complementares nº 261 e 278

Goiás, existe um Projeto de Lei em estudo.

Porto Alegre, segundo o Decreto 17.720 de 2012.

Ribeirão Preto: Lei Complementar 1.669;

Rio de Janeiro está em vigor a Lei Estadual nº 6400

Salvador, a Lei 5907 

Santos: Lei Complementar 441

São Vicente: Lei 2854-A

Esta série de cidades já indica haver maior preocupação nos cuidados com a sociedade caracterizando-se em uma exigência legal.

Diagnóstica do Prédio na Prevenção
Diagnóstica do Prédio

A DIAGNÓSTICA DO PRÉDIO é a aplicação dos estudos de Engenharia Diagnóstica, para estabelecer e criar procedimentos para obter as ações de precaução, por meio da análise e dos diagnósticos, prognósticos e definição das prescrições técnicas, visando a manutenção e garantia da qualidade e funcionalidade da edificação e demais estruturas.

Tem se tornado cada vez mais importante para a edificação, como em 1999, quando surgiram as primeiras INSPEÇÕES PREDIAIS, em que se buscava a anomalia funcional, através de simples observação.

Em 2003, surgiu a Auditoria Predial, com Normas Técnicas e a concepção de conformidades e não conformidades.

Em 2005, a Engenharia Diagnóstica se concretizou com procedimentos claros de diagnose, que é a anamnese do edifício através de procedimentos técnicos como a melhoria contínua.

Existem diversas etapas ou partes da análise técnica:

• VISTORIA – é a constatação técnica de determinado fato, condição ou direito relativo a um objeto.

• INSPEÇÃO – é a análise técnica de fato, condição ou direito relativo a um objeto.

• AUDITORIA – é o atestamento, ou não, da conformidade de um
fato, condição ou direito relativo a um objeto.

• PERÍCIA – é a apuração técnica das origens, causas e mecanismos de ação de um fato, condição ou direito relativo a um objeto.

• CONSULTORIA – é o prognóstico e/ou prescrição técnica a respeito de um fato, condição ou direito relativo a um objeto.