O que é um LAUDO TÉCNICO?
O LAUDO é um documento que conta com as impressões observadas pelo especialista, que por meio dos seus conhecimentos especiais, sobre edificação, equipamentos, veículo, entre outros, se obtém um relatório atestando as qualidades e o estado do objeto em análise. O laudo costuma ser associado a questão pericial, mas não é uma exigência que ele seja por razão pericial; e o laudo é o relato técnico feito por especialista designado (se for pericial) ou pelo profissional habilitado e escolhido pelo contratante do serviço (se o laudo não for pericial) para que se avalie determinada situação. Em caso de ser um contencioso (litígio), ainda existe a necessidade em apontar quem foi o causador em busca de sua responsabilização e consequente indenização.
O laudo de vistoria técnica é um documento que garante o estado acabado da obra e busca salvaguardar quem está construindo e quem está recebendo a construção concluída, inclusive em termos judiciais. É um documento muito importante para quem quer garantir a qualidade do que entrega. Este explicita, de forma direta o que se apresenta na edificação, e de forma indireta, oferece os direitos e deveres de cada uma das partes envolvidas (stakeholders) em um projeto de construção civil, pós entrega do empreendimento. É comum encontrar partes interessadas que não sabem exatamente o que deveriam exigir e em que estado ou o que deveria ser entregue com o fim da obra. O perito responsável por emitir o laudo procura encontrar vícios aparentes na entrega da obra ou ocultos, caso a vistoria seja feita no fim do prazo de garantia legal da construtora.
O laudo não é exclusivo sobre a área de medicina ou à saúde humana. E para o caso da empresa Diagnóstica do Prédio, em que o objetivo é a de criação de um parecer dos aspectos presentes na edificação.
Principais tipos de LAUDOS
Existem Laudos de Reforma que são realizados em conformidade com a NBR 16.280 da ABNT.
Existem Laudos DE QUALIDADE DE AR INTERIOR que se apresenta na NBR 16.401 da ABNT.
O laudo de vistoria dá orientações sobre as prioridades relativas a NBR 5.674 da ABNT e dá as diretrizes de como fazer o plano de manutenção condominial.
As Inspeções Prediais sempre são de acordo com a NBR 16.747 da ABNT.
A Avaliação de imóveis (que podem ser completos ou simplificados) são feitos em conformidade com a NBR 14.653 da ABNT.
O LAUDO sobre o manual de uso decorrente da NBR 14.037 alinha os procedimentos a entrega da unidade aos proprietários.
O laudo tenta levantar os defeitos em todos os locais, inclusive naqueles que são de difícil acesso e pouco visitados pelo síndico ou zelador, como a cobertura do prédio ou a casa das máquinas do elevador. É comum que falhas de projeto causem má funcionabilidade do edifício, porém o projeto arquitetônico costuma inviabilizar a manutenção porque criou locais de difícil acesso.
A vistoria de vizinhança é para quando ocorrem obras em vizinhos é necessária para registro da situação de edificação, para futuras referencias quanto as alterações ocorridas em função da nova obra.
O levantamento de defeitos construtivos de um edifício de condomínio se presta para acionar a construtora ou incorporadora. O laudo técnico de defeitos é adequado para uso em negociação com a construtora. O laudo pericial funciona para instruir uma ação judicial, caso não tiver acordo entre as partes. O laudo costuma detectar as anomalias, defeitos, vícios construtivos, também ajuda na solução, com a uniformização e escolha de orçamentos para a correção do problema.
Como muitos defeitos são progressivos, a partir de um pequeno problema não resolvido, a edificação pode ganhar conseguir um prejuízo enorme, com o decorrer do tempo, sem que se faça a solução o mais rápido possível.
O Profissional Habilitado para emitir o LAUDO
São arquitetos registrados no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) e engenheiros registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) os profissionais autorizados e habilitados a emitir laudos técnicos de edificações e equipamentos, e especialmente aqueles profissionais que contam com a especialização em Engenharia Diagnóstica, em Perícias e Avaliação de Imóveis.
Características de um LAUDO
A ABNT, através de norma técnica apresenta a estruturação de responsabilidades do ciclo do processo construtivo, que começa na concepção do projeto e vai até a manutenção da edificação em uso, estabelecendo as responsabilidades entre projetista, construtor, incorporador, administrador do prédio (condomínio) e o usuário final.
Um laudo técnico possui uma estrutura que, embora possa variar em algumas situações, geralmente segue este padrão:
- Capa
- Falsa folha de rosto: deve incluir apenas o título do laudo.
- Folha de rosto: esta página deve conter o nome do técnico ou perito, o título do laudo, a data e local.
- Resumo: adicione um breve resumo do laudo, incluindo as suas conclusões e recomendações, se houver alguma. Um bom comprimento para um resumo é 300 palavras.
- Sumário
- Introdução: a introdução define o que é o objeto do laudo e enuncia os objetivos gerais.
- Lista de tabelas, gráficos, siglas e abreviações
- Desenvolvimento
- Apêndices (se necessário): coloque aqui tudo o que for essencial para a compreensão completa de seu relatório (por exemplo, diagramas de grande escala, códigos de computador, especificações técnicas), mas que não é exigido por um leitor casual.
- Conclusões
- Referências
A Diagnostica do Prédio oferece consultoria e assessoria para que você consiga obter segurança e mais conhecimento para obter melhores condições na escolha. Estamos disponíveis, consulte-nos: